Florais

 

Florais de Bach

Os florais do Dr. Bach são essências de flores importadas da Inglaterra e usadas principalmente para tratamento de problemas emocionais tais como ansiedade, irritabilidade, depressão, medos, etc. Existem 38 essências que foram agrupadas pelo Dr. Bach em sete grupos:

 

Para os que sentem medo:

 ROCK ROSE: Para os que sentem medo intenso, terror, pânico, pavor. Pesadelos que podem ser o resultado de um acidente, trauma psicológico, etc.

 MIMULUS: Para os medos em geral (animais, doenças, viagens, morte, acidentes e etc). Para pessoas tímidas e medrosas.

 CHERRY PLUM: Para o medo de perder o controle, de explodir, de ficar louco, de bater ou matar alguém, de suicídio, etc. Stress intenso. Súbitas explosões de violência, crises de raiva ou histeria.

 RED CHESTNUT: Para o medo de que algo de ruim, um acidente, uma doença, possa acontecer às pessoas que ama. Preocupação excessiva pelo outros.

 ASPEN: Medos indefinidos, vagos, sem razão aparente. Ansiedade, opressão, pressentimento, pavor.


Para os que sofrem de indecisão:

 CERATO: Duvidam da própria capacidade, de seus próprios julgamentos. Questionam suas decisões e frequentemente pedem conselhos ou opiniões.

 SCLERANTHUS: Pessoas que não conseguem decidir entre duas coisas, desde as situações cotidianas até as decisões mais importantes. Normalmente não buscam conselhos.

 GENTIAN: Tristeza difusa e depressiva. Melancolia e desânimo devido a um revés temporário, um desapontamento, um fracasso, perder o emprego, etc. Útil para elevar o ânimo. Dispersa o pensamento negativo.

 GORSE: Desespero, grande desânimo, depressão crônica, resignação. Sem esperança de melhorar. “De que adianta?”

 HORNBEAM: Cansaço mental. Sensação de segunda-feira de manhã, de que não vai dar conta das responsabilidades. Falta de interesse. Cabeça pesada.

 WILD OAT: Insatisfação por não conhecer sua verdadeira vocação (profissão). Indefinição, eterna busca. Quando se chega a uma encruzilhada na vida e não se sabe que direção seguir.


Para os que sentem desinteresse pelas circunstâncias atuais:

 CLEMATIS: Pessoas sonhadoras, que vivem no mundo da lua, sem interesse pelo presente, sonolentas e desligadas. Falta de concentração.

 HONEYSUCKLE: Pessoas que vivem no passado, apegadas a pessoas, sucessos e fracassos do passado. Vivem de memórias.

 OLIVE: Cansaço físico e mental. Falta de energia. Exaustão. Fadiga devido ao excesso de trabalho ou a um esforço desmedido.

 WILD ROSE: Falta de interesse geral. Apatia. Resignação. Falta de garra. Não se esforça para mudar nada na vida. Aceita tudo. Rende-se a doença. Nem triste nem feliz.

 WHITE CHESTNUT: Ideias que não saem da mente. Pensamentos que se repetem. Não consegue desligar ou tirar certos pensamentos da cabeça.

 MUSTARD: Depressão, tristeza profunda que se repete esporadicamente.Depressão sem razão aparente que se vai tão rapidamente quanto veio.

 CHESTNUT BUD: Não aprende com as experiências da vida, repete sempre os mesmos erros.


Para os que sofrem de solidão:

 WATER VIOLET: Pessoas talentosas e capazes que tendem a isolar-se. Orgulhosas e reservadas. Poucos amigos. Criam uma barreira entre si e as demais pessoas.

 IMPATIENS: Impaciência e irritabilidade. Pessoas que fazem tudo às pressas, não podem esperar, completam o que você está dizendo. Inquietas e nervosas. Serve para pessoas impacientes ou para estados de impaciência.

 HEATHER: Pessoas faladoras, falam desenfreadamente, gostam de atenção, não gostam de estar sós. Adoram falar sobre seus problemas, sua saúde.


Para os que são excessivamente sensíveis às influências e opiniões alheias:

 AGRIMONY: Ocultam seus sentimentos por traz de um rosto feliz. Ansiosas por dentro. Não dividem seus problemas e querem parecer que tudo esta bem.

 CENTAURY: Pessoas que não sabem dizer não. Normalmente são exploradas por pessoas de personalidade mais fortes que abusam de sua generosidade.

 WALNUT: Para os que se influenciam demais pelas opiniões alheias. Para ocasiões de mudança na vida, para mudança de emprego, cidade, divórcios, etc. Ajuda a quebrar os vínculos com o passado.

 HOLLY: Para pessoas que sentem ciúme, inveja, para o espírito de vingança. Explosões de mau humor.


Para o desalento e o desespero:

 LARCH: Para falta de confiança em si próprio. Para pessoas que tem capacidade, mas não a acreditam em si mesmas. Desanimam dos desafios antes mesmo de tentar.

 ELM: Esgotamento por excesso de responsabilidade. Acham que já não tem mais forças para cumprir suas responsabilidades. O fardo torna-se pesado.

 PINE: Para sentimentos de culpa, para auto-condenação. Para pessoas que vivem se desculpando. São culpadas até pelos erros alheios.

 SWEET CHESTNUT: Depressão aguda. Angústia e desespero. Desolação. Não enxergam saída para seus problemas. Noite escura da alma.

 STAR OF BETHLEHEM: Para choques emocionais ou suas consequências. Notícias ruins, morte de pessoa querida, acidentes, etc.

 WILLOW: Pessoas que sentem pena de si mesmos. Sentem-se injustiçadas. Culpam os outros por sua infelicidade.Queixam-se de tudo. Atitude de pobre de mim. Só veem as coisas pelo lado negativo.

 OAK: Pessoas fortes e batalhadoras. Não descansam nem quando doentes. Precisam do remédio quando perdem o vigor.

 CRAB APPLE: Quando existe um sentimento de impureza, de se estar contaminado. 
Mania de limpeza. Aversão por si próprio. Repulsa pela comida, sexo, etc.


Para os que se preocupam excessivamente com o bem estar dos outros:

 CHICORY: Pessoas possessivas, amor egocêntrico. Tipos maternais. Sufocam os outros por excesso de atenção. Atitude de “ninguém gosta de mim”. Crianças que exigem muita atenção ou fazem coisas para chamar a atenção.

 VERVAIN: Pessoas dominadoras, tentam impor suas ideias. Perfeccionistas, muito preocupadas com o bem estar dos outros, comumente dos desfavorecidos. Preocupados com a fome, a habitação, a pobreza, e etc. Envolvem-se com muitas coisas ao mesmo tempo. Dificuldade para relaxar (tensão).

 VINE: Pessoas autoritárias, fazem prevalecer suas ideias, exigentes e por vezes cruéis. Pessoas ambiciosas, líderes. Crianças agressivas, valentonas.

 BEECH: Pessoas intolerantes pelos defeitos alheios. Carecem de humildade para ver seus próprios defeitos. Criticam muito.

 ROCK WATER: Pessoas excessivamente rígidas consigo mesmas. Cobram-se muito. Punem a si mesmas. Perfeccionistas. Querem ser exemplo para os demais. Vivem tensas.


RESCUE REMEDY (REMÉDIO DE RESGATE): 
Este medicamento é uma fórmula criada pelo próprio Dr. Bach para ser utilizada em situações de emergência. Ele é composto por Star of Bethlehem (para o choque), Cherry plum (para a perda de controle), Clematis (para a perda de consciência), Impatiens (para o stress) e Rock rose (para o pavor). Sempre que houver um choque emocional, um trauma no sistema nervoso, um acidente ou má notícia, enfim, em qualquer situação de emergência, este remédio poderá ser útil.

Os florais de Bach podem ser usados por qualquer pessoa, inclusive podendo a própria pessoa escolher as essências que necessita e fazer um composto (com até seis delas num mesmo medicamento). Porém, havendo possibilidade, deve-se recorrer a um profissional que trabalhe com os florais para que este indique as essências corretas, haja visto que muitas vezes a pessoa não consegue por si só definir (ou ver claramente) seus próprios problemas.